Estatuto/Compromisso

O primeiro compromisso (atualmente chamado de estatuto) da Irmandade do Santíssimo Sacramento está sepultado em um passado obscuro no sentido histórico, devido ao sumiço de toda documentação histórica, mas, acredita-se que tenha sido aprovado em 1728, ano de criação da Irmandade, sendo portanto, a mais antiga de Goiás.

A notícia mais remota da Irmandade do Santíssimo de Pirenópolis, está registrada em vários termos de óbitos ocorridos em 1734, os quais assinalam o seu comparecimento. Desapareceu todo e qualquer documento paroquial antes dessa data, exceto o Livro de Batistério de 1732. Ressalta-se a falta desses documentos (como até mesmo o decreto de criação da paróquia) devido ao isolamento e o povoamento conturbado no qual surgiu as minas de ouro do Estado de Goiás. Desapareceram, também, os livros de atas da Irmandade, de 1756 para trás, e os que começam, em 1757, estavam quase ilegíveis quando Jarbas Jayme os estudou para escrever sua obra Esboço Histórico de Pirenópolis, em 1970, e posteriormente os mesmos desapareceram.

Atualmente, o arquivo da Irmandade possui 2 Compromisso históricos 01 de 1874, aprovado novamente em Mesa em 23 de maio de 1874, e o atual, de 21 de abril de 1911, autorizado por Dom Prudêncio Gomes da Silva, ambos Bispos de Goiás, a qual diocese pertencia a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, consequentemente a Irmandade.

Está sendo elaborado por uma comissão da Irmandade o novo estatuto, que posteriormente será apresentado as autoridades eclesiásticas e civis. 

Frontispício do Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Meya-Ponte – 1874
Frontispício do Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Pyrenopolis – 1911